Blog Paraná Multas

NOVO CTB 40 PONTOS

O código de trânsito brasileiro (CTB), trás todas as leis que ditam como o trânsito no Brasil deve funcionar, porém, no dia 12/04/2021 entrou em vigor o novo CTB, ele trouxe muitas mudanças em diversas leis e regras do antigo código de trânsito.

Leis foram modificadas, e com as mudanças nas leis, as punições para os infratores também foram alteradas, nós iremos te explicar como funciona o novo sistema de pontuação de trânsito, os pontos que acumulados podem te fazer ficar sem sua carteira nacional de habilitação(CNH).

No antigo CTB existia uma pontuação limite, sempre que um motorista recebia uma multa, ele recebia uma pontuação na sua CNH e com essa pontuação acumulada o condutor ficava suspenso do direito de dirigir por um tempo determinado.

Essa pontuação ainda existe no novo CTB, porém, com um sistema diferente de pontos, nós da Paraná Multas iremos te explicar como funciona essa nova pontuação de trânsito.

Antes de começarmos, não se esqueça, se você foi multado e vai recorrer, recorra com a Paraná Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, todo suporte necessário, analisamos seu caso com atenção a todos os detalhes e recorremos pra você após a análise.

Novo CTB

No dia 12 de abril de 2021 entrou em vigor o novo código de trânsito brasileiro, a lei foi aprovada no ano de 2020 e trouxe mudanças gerais ao código de trânsito.

Leis, regras e punições, quase tudo presente no CTB sofreu alteração e hoje iremos destacar uma dessas alterações, a nova pontuação para o condutor perder sua CNH, iremos te explicar as mudanças e como isso funciona hoje, a partir do dia 12/04/2021.

40 pontos, Nova pontuação no CTB

Toda vez que um condutor de um veículo comete uma infração ele recebe uma pontuação proporcional a infração cometida. Antes, para o condutor ser privado do seu direito de dirigir ele tinha que acumular 20 pontos na sua CNH e então não poderia mais dirigir por um tempo, mas com a chegada do novo código de trânsito essa regra mudou.

Agora, tudo mudou, para o condutor ser privado do seu direito de dirigir ele deve acumular 40 pontos na sua CNH, a chegada do novo código de trânsito aumentou o limite de pontos, mas existem algumas regras e nós iremos te explicar as novas pontuações e regras para o condutor ser privado do direito de dirigir:

1) O cidadão que cometer 2 ou mais infrações gravíssimas em um período de 1 ano, perderá seu direito de dirigir ao acumular 20 pontos

 

2) O condutor que cometer 1 infração gravíssima, no período de um ano, perderá seu direito de dirigir ao acumular 30 pontos na sua CNH.

 

3) agora sim, os 40 pontos! O condutor que não cometer nenhuma infração gravíssima em um ano, só perderá seu direito de dirigir ao acumular 40 pontos na sua carteira de habilitação.

Como evitar o acúmulo de pontos?

Ao receber uma multa, recorra! Procure uma empresa de recurso de multas e conte a ela onde e como você foi multado, conte todos os detalhes assim que receber a multa.

A empresa irá te explicar quais são suas chances de vencer seu recurso, irá analisar tudo e te apresentar uma solução, recorrendo pra você. Assim você tem maiores chances de ganhar seu recurso e de não receber as punições que acompanham a multa (como os pontos na sua carteira).

Conclusão  

Com o novo CTB, as leis foram modificadas e o condutor deve se atentar as alterações que foram feitas, agora o condutor tem uma maior pontuação para perder seu direito de dirigir (40 pontos) caso não cometa nenhuma infração gravíssima.

Nos acompanhe e fique informado sobre a nova legislação. E, se for recorrer a multa, recorra com a Paraná Multas!!

Somos uma empresa com diversos especialistas em direito de trânsito, todos prontos para te ajudar. Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos seu caso detalhadamente e recorremos pra você.

Veja também: