O código de trânsito brasileiro (CTB), é a lei que dita como o trânsito do brasil deve funcionar, todas regras e leis de trânsito passam pelo CTB. A legislação de trânsito está presente no CTB, porém, quando o código de trânsito muda, a leis presentes nele obviamente também mudam.
No dia 12 de abril de 2021 entrou em vigor a lei que foi aprovada desde o ano passado, a lei n° 14.071/2020, nomeada de novo CTB. O novo código trás mudanças que foram feitas em toda legislação de trânsito do Brasil.
E para os motociclistas, também aconteceram mudanças? Sim, as leis para os motociclistas também foram alteradas.
O novo CTB teve grandes mudanças nas leis de trânsito em geral, no artigo de hoje nós vamos te explicar quais foram as principais mudanças para os motociclistas nas leis de trânsito.
Antes de darmos prosseguimento a este artigo, se você recebeu uma multa e vai recorrer, não tenha dúvidas, recorra com a Paraná Multas!
Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso detalhadamente e recorremos pra você!
Além de contarmos com um suporte componente e dedicado, que irá facilitar o seu entendimento, recorra com a Paraná Multas!
CTB para motos
O código de trânsito brasileiro teve grandes alterações aprovadas em 2020 e que entraram em vigor esse ano, leis de trânsito em geral foram alteradas, porém vamos te explicar sobre as leis de trânsito para motos que foram modificadas pelo novo CTB.
Algumas leis ficaram mais leves e outras não, no próximo tópico iremos te apresentar as principais mudanças feitas pelo novo CTB, para as motos.
Quais foram as principais mudanças
- Faróis apagados
No Velho CTB o condutor de uma moto que estivesse com os faróis apagados seria enquadrado em uma infração gravíssima, hoje com as alterações, essa infração é considerada uma infração média.
- Crianças na moto
A idade para levar crianças como garupa também teve alterações, a idade aumentou.
Para uma criança poder ser garupa em uma moto após o novo código de trânsito, ela deve ter mínimo 10 anos. Antes, a criança não podia ter menos de 7 anos e hoje a idade aumentou, e a criança não pode ter menos de 10 anos de idade.
- Uso da viseira ou óculos de proteção
A lei que torna obrigatório uso viseira ou óculos de proteção, ficou mais rigorosa. Antes, quem infringisse essa lei, era enquadrado em uma infração leve, hoje o valor da multa aumentou e ela se tornou uma infração média.
Conclusão
As leis para motos tiveram grandes alterações com a chegada do novo código de trânsito, aconteceram muitas alterações e os motociclistas tem o dever de acompanhar todas as alterações para que não cometam infrações.
Conheça o novo CTB, acompanhe nossos artigos e entenda as leis do novo código de trânsito, para os carros e para motos. Nós já publicamos artigos tirando dúvidas sobre o novo CTB e continuaremos a postar mais artigos com esse tema, então nos acompanhe.
E se você foi multado, recorra com a Paraná Multas!
Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos seu caso e recorremos pra você, nós contamos com uma equipe de profissionais competentes e dispostos a te ajudar.