Blog Paraná Multas

Multa de Bafômetro ou Recusa

Olá, seja bem vindo ao nosso blog, Provavelmente se você chegou até aqui, é porque está com problemas, estou certo? O teste do bafômetro deu positivo ou você recusou usar o dispositivo? Não importa qual seja sua situação atual, você pode resolver seu problema sem dor de cabeça. Basta você entrar em contato com a Paraná Multas e em seguida um dos nossos profissionais experientes em direito de trânsito irá lhe ajudar. Aqui no Paraná Multas você tem 100% de garantia. Para você que quer saber se é possível recorrer às suas multas, clique aqui e solicite uma análise totalmente gratuita do seu caso, é rápido, simples e seguro. Voltando ao assunto, o valor das multas por bafômetro é um dos mais altos. Ainda bem que essa penalidade pode ser evitada por meio de recursos de multas. Porém, para isso, é importante que o motorista entenda a situação antes de iniciar o procedimento de defesa. Afinal, as leis de trânsito são muito rígidas para quem é pego dirigindo sob a influência do álcool. Há duas possibilidades para um condutor ser punido pela Lei Seca.
  1. Se o resultado do Bafômetro for positivo
  2. Se o motorista se recusar a soprar o Bafômetro
De acordo com as regras de trânsito, ambas as ações são violações de trânsito muito graves. Multas desta natureza, de acordo com o art. 258 do CTB, custam R$ 293,47. Porém, se a violação for confirmada, este não é o valor que o autuado deve ser pago. Em 2021, a quantidade de multas por bafômetro será avaliada com base no art. 165 ou no 165-A, que é 10 vezes maior. Ou seja, R $ 2.934,70. Além disso, de acordo com o parágrafo único da cláusula acima, se o motorista repetir a infração em menos de 12 meses, o valor deverá ser dobrado. Ambas as cláusulas serão multadas 10 vezes, e o direito de dirigir por 12 meses será suspenso. O aumento no valor da multa deve-se à ocorrência do fator multiplicador aplicado em algumas infrações muito graves. Por falar em infrações agravantes, a proibição de dirigir sob o efeito do álcool nunca foi tão rígida como agora. Hoje, há diferentes formas de verificar se o condutor está com a sua capacidade psicomotora alterada. A confirmação de alteração em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa poderá ocorrer por meio de:
  • exame de sangue;
  • exames realizados por laboratórios especializados, em caso de consumo de outras substâncias psicoativas;
  • teste em aparelho destinado à medição do teor alcoólico no ar alveolar; ou
  • verificação dos sinais que indiquem a alteração da capacidade psicomotora do condutor.
Segundo o CTB, o agente de trânsito pode sim autuar o condutor apenas por observação do seu comportamento. Caso esteja com problema em sua CNH, entre em contato com a Paraná Multas, somos especialistas em resolver problemas de Cassação, suspensão, ANTT, bafômetro e multas de trânsito. Continue dirigindo dentro da lei! A Paraná Multas busca soluções para que você continue dirigindo e que a nulidade seja alcançada nos casos de Multas de bafômetro ou em sua recusa.
Veja também: