Se um cidadão deseja trafegar com seu veículo, ele deve seguir as leis de trânsito, tanto o cidadão como o seu veículo devem seguir as leis, para que o veículo possa circular normalmente sem receber multas.
Um veículo deve seguir cada detalhe do que manda as leis de trânsito, do contrário, esse veículo vai estar circulando irregularmente e se for flagrado por um agente de trânsito, ele será multado.
Cada detalhe de um veículo deve seguir a risca a legislação e deve estar em um estado de conservação aceitável, pneus, vidros e outras partes do veículo devem seguir a lei, para que o condutor não seja multado.
No artigo de hoje, nós vamos te apresentar o que acontece com o condutor que for flagrado circulando com um veículo que esteja com defeito no sistema de iluminação ou com alguma lâmpada queimada.
Antes de continuarmos, nós temos uma dica, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com a Paraná Multas!
Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.
Conduzir um veículo com defeito no sistema de iluminação/lâmpada queimada é uma infração?
Vamos aos fatos, um veículo não pode trafegar se estiver com defeito no sistema de iluminação ou com lâmpada queimada, a legislação de trânsito proíbe, pois ela entende que a falta de iluminação adequada nos veículos pode oferecer risco para o condutor e para as outras as outras pessoas que estão no trânsito.
Para um veículo circular ele tem que seguir a lei, tanto a iluminação quanto o restante do veículo devem estar de acordo com lei, lâmpadas, vidros e todo o veículo, e se não estiverem o condutor receberá as punições previstas na legislação de trânsito.
Quais são as punições?
O condutor que for flagrado por algum agente de trânsito, conduzindo um veículo com defeito no sistema de iluminação ou com alguma lâmpada queimada, vai estar infringindo o inciso XXII (vinte e dois) do artigo 230 do CTB (código de trânsito brasileiro), vai estar cometendo uma infração média e receberá as seguintes punições:
– Pagamento de multa no valor de R$ 130,16.
– Recebimento de 4 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
* Gravidade da infração: média.
Conclusão
Como foi mostrado, o condutor deve estar atento a cada detalhe do seu veículo, porque se uma parte do veículo não estiver como a lei manda, o condutor será punido.
Então, fica claro que, conduzir um veículo com defeito no sistema de iluminação ou com lâmpada queimada é considerada uma infração média que pode render ao condutor o pagamento de multa e pontos na CNH como punição.
Se você recebeu uma multa e quer recorrer, Recorra com a Paraná Multas!
Nós contamos com uma equipe de profissionais experientes e qualificados, que estão sempre em prontidão para te ajudar, te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos todos os detalhes do seu caso e recorremos pra você!
Não seja prejudicado por punições aplicadas injustamente, recorra com a Paraná Multas.