Blog Paraná Multas

RECUSA AO BAFÔMETRO NA PANDEMIA

O teste do bafômetro existe com a intenção de diminuir acidentes causados por motoristas alcoolizados, ele é feito geralmente em blitz policias, onde o agente utiliza do aparelho conhecido como bafômetro para verificar os níveis de álcool ingeridos pelo condutor.

Se for constatado que o condutor consumiu uma quantidade de álcool excessiva ele será punido pela lei e se o condutor se recusar a fazer o teste do bafômetro também será punido.

Porém, o condutor tem colocar sua boca no equipamento para constatar a quantidade de álcool que foi ingerida, mas em um período de pandemia, será que se recusar a realizar o teste do bafômetro ainda é considerado um crime de trânsito?

O que acontece se um condutor se recusa a realizar o teste do bafômetro, por conta do risco de contaminação do novo corona vírus? É isso que vamos te informar no artigo de hoje!

Mas antes, se você foi multado, recorra com a Paraná Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você!

Recusa ao teste do bafômetro na pandemia no ano de 2020

A recusa ao teste do bafômetro é uma considerada uma infração gravíssima e pode prejudicar muito a vida do condutor brasileiro, com uma multa com um valor alto,  suspensão da CNH, e muitos outros problemas.

Mas, durante a pandemia em 2020 o condutor não teve que pagar a multa por recusa ao bafômetro, nem sofrer suas punições, pois foi considerado pelas autoridades públicas que o teste do bafômetro oferecia um grande risco de contaminação aos condutores e por isso o teste do bafômetro durante a pandemia no ano de 2020, por oferecer esse risco de contaminação, foi suspenso.

A com a suspensão do teste do bafômetro, surgiram muitas críticas a essa decisão, pois os acidentes causados pelo consumo excessivo de álcool podem ter aumentado no período de pandemia.

Recusa ao teste do bafômetro em 2021

Na pandemia do novo corona vírus, o medo tomou conta e em um primeiro momento o teste do bafômetro foi suspenso mas com aumento de acidentes devido a falta de fiscalização, ele voltou.

Esse ano o teste é realizado de uma maneira diferente, o condutor que aparentar estar embriagado será separado dos demais condutores e terá que realizar o teste, e após isso, o equipamento é higienizado para ser utilizado novamente.

Se o condutor se recusar a realizar o teste do bafômetro na pandemia em 2021, ainda sofrerá com as punições da lei e será enquadrado no artigo 165 do código Brasileiro de trânsito, ele estará cometendo uma infração gravíssima e terá que pagar uma multa no valor de a de R$ 2.934,70 e terá sua CNH suspensa por até um ano.

Conclusão

O teste do bafômetro em um primeiro momento da pandemia foi suspenso e com aumento dos casos, ele retornou de uma maneira mais controlada e vem  sendo feito em condutores que demonstrem sinais claros de embriaguez.

A recusa ao teste do bafômetro no ano de 2021 ainda é considerada uma infração gravíssima e pode prejudicar e muito a vida do condutor, para evitar esse problema procure um profissional competente.

Caso você tenha sido multado por se recusar a realizar o teste do bafômetro, não se preocupe, nós pode te ajudar!

Nós da Paraná Multas iremos recorrer pra você e te ajudar, muitos pontos dessa pandemia podem te favorecer para que você ganhe seu recurso.

Faça sua consulta com a nossa equipe, nós te oferecemos uma consulta gratuita e realizamos a análise do seu caso, após isso nós recorremos pra você.

Não sofra com punições injustas, recorra com a Paraná Multas!

Veja também: